Clã Over Power
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RPG – Um Tutorial by Clara ;DD

Ir para baixo

RPG – Um Tutorial by Clara ;DD Empty RPG – Um Tutorial by Clara ;DD

Mensagem  Luthien~ Qua Dez 22, 2010 7:18 pm

Hey people, como prometido estou escrevendo o tutorial pra o pessoal que nunca jogou RPG e não sabe nem pra que lado a coisa anda.

Então vamos começar pelo começo. O que é RPG? Role-playing game significa, caso você sempre tenha se perguntado isso, literalmente do inglês, “jogo de interpretar papeis”. E é isso que é o rpg. É um jogo onde os jogadores criam seus personagens e interagem com os cenários e NPCs propostos pelo game master e também com os demais players . Assim, podemos dizer que a narração da história é feita colaborativamente entre os jogadores e o mestre/narrador do jogo(game master). Ou seja, o mestre inicia descrevendo o mundo e situação atual do cenário e os jogadores têm plena liberdade de decidir o que irão fazer, moldando o curso da aventura. Em outras palavras, cada jogador interpreta um personagem ( que pode ser um guerreiro, mago, policial ou ate mesmo um vampiro - variando de jogo para jogo) que participa de uma improvisação teatral, relatando o que o personagem diria e descrevendo o que faria. A maior parte desse processo é livre - os jogadores podem fazer com que o personagem diga ou faça o que quiserem desde que o dialogo e as ações sejam coerentes com a personalidade e as habilidades de cada personagem. É um jogo muito divertido e construtivo porque nos permite usar a imaginação para montar em nossas mentes os personagens e o ambiente em que se passa o jogo e também nos permite exercitar nossa criatividade à medida que buscamos novas formas de solucionar ou lidar com problemas e com as mais diversas situações.

Vamos então analisar agora a engrenagem do jogo. Nem todas as decisões narrativas são tomadas pelo mestre. Para evitar favoritismos, nada mais justo do que deixar certas decisões para o acaso. Por exemplo, vamos imaginar que o jogador Joãozinho está cercado por goblins e não tem como escapar da luta eminente. Na sua ficha de personagem Joãozinho possui a habilidade ‘atuação’ então Joãozinho resolve testar seus poderes interpretativos e se fingir de morto na esperança de que os goblins o deixem em paz (btw,esse foi o primeiro exemplo que me veio à mente. É uma péssima idéia, por favor nunca tentem isso hahaha ). Então, ao invés do mestre dizer a Joãozinho se ele foi convincente ou não, o jogador irá realizar o teste da sua habilidade com uma parada de dados. Dependendo do resultado, se for favorável ou não (e tb o quão favorável ou não), o mestre irá criar uma conclusão apropriada à cena. Ações triviais, como escrever uma carta ou abrir uma porta destrancada, geralmente são bem sucedidas automaticamente, a não ser haja algum dificultador como abrir a porta sem ser percebido ou escrever uma carta que comova esteticamente o leitor. São os resultados das ações mais complexas ou perigosas que serão determinadas pela rolagem de dados.

Tão entendendo até agora?

“Mas então, como é esse teste que Joãozinho fez?” ahaa, agora você chegou ao cerne da questão, meu caro guildie. A verdade é que RPG pode ser bem complicadinho. Existem vários sistemas que ditam como se decidirá essa parte aleatória dos jogos e como e quando são feitos esses testes. Os sistemas mais populares são provavelmente o D&D (Dungeons and Dragons) e o Storyteller. Os cenários mais famosos do Storyteller são: Vampiro, a Máscara (que foi o que eu mais joguei até hj =x ) e Lobisomem, o Apocalipse. Antes de qualquer graçinha; não, esses jogos não tem absolutamente nada a ver com Twilight >>’’ são bem mais antigos do que aquela mulher infeliz que escreveu aqueles livros de meia tigela.

Bem, irei falar apenas do D&D porque foi o esse o sistema que escolhi pra o nosso jogo. D&D é o sistema que influenciou a maioria absoluta dos MMORPGs. As classes são basicamente as mesmas e também tem o lance das raças,além de monstros clássicos, como goblins, trolls e etc. Os criadores do D&D foram muito influenciados pela obra maravilhosa suprema e perfeita de Tolkien (da pra perceber que sou fã? xD ) que, pra quem não sabe, foi o ilustre autor do Senhor dos Anéis entre outras obras primas<3 . A maioria dos cenários e ambientações do D&D se passam em uma época de estilo medieval fictício como no SdA, apesar de haver um número considerável de ambientações ligeiramente futurísticas ou ainda cross-overs de medieval com futurismo.

Então, vamos ao que interessa: a criação do personagem. Irei mandar pra vocês um arquivo em pdf pra guiar vocês nessa parte, vamos apenas cobrir o básico aqui. Ao invés de esquadrinhar as inúmeras regras e combos do sistema, quero que vocês ,primeiro, criem um conceito para os personagens: quem é o seu personagem? Que raça ele é(humano, elfo, meio-elfo, halfling [=hobbit], gnomo, meio-orc, anão)? Qual será a sua classe? O que ele faz, tem alguma profissão? È bom ou dedicado à profissão? Em seguida pensem na historia do personagem. Não precisam escrever um livro, apenas tenham em mente um resumo breve do tipo: onde seu personagem nasceu/cresceu (vou dar as opões de lugares pra vocês mais tarde qndo eu já tiver o cenário pronto)? Quem foi importante e o influenciou (de forma positiva ou negativa) em toda sua vida até agora? Onde/como ele aprendeu o que ele sabe hoje? Houve algum acontecimento importante/incomum que merece nossa atenção? Enfim, o que tornou o seu personagem o que é hoje? (não precisa adentrar em muitas nuances psicológicas também, ok? apenas se você quiser.... <btw, não me mandem históricos de 5 paginas que eu não vou ler... sejam sucintos> ) Por que o histórico é importante? Porque ele que irá lhe ajudar a definir a personalidade do seu personagem e como seu ele agirá no decorrer da história. Por favor se lembrem que durante o jogo vocês têm que tomar decisões coerentes com os seus PERSONAGENS e não vocês mesmos. Lembrem-se que vocês estão interpretando um papel.

Agora que vocês já sabem quem são os seus personagens podem distribuir os pontos. Seus personagens têm atributos (força, destreza, constituição, inteligência, sabedoria e carisma, em D&D essas são as suas habilidades) e skills (em D&D = Perícias), assim como nos MMOs. São as habilidades e perícias do personagem que contribuem para o resultado dos testes das rolagens de dados.

Em D&D existem vários tipos de testes que usam também vários tipos diferentes de dados. Daí que veio aquele estereótipo do nerd magricela cheio de espinha na cara com um óculos fundo de garrafa andando por aí cheio dos dadinhos coloridos. Tudo culpa do D&D. Como estaremos jogando by fórum, ainda estou pesquisando como faremos para rolar os testes. Há um sistema de rolagem de dados próprio do fórum aqui, mas ninguém descobriu ainda como funciona. Já encontrei uns sites bem bacanas que fazem testes também. Deixarei para me aprofundar mais nesse assunto dos testes mais tarde quando eu decidir como eles serão feitos.

Como eu agora estou com dor de cabeça e me falta saco pra escrever mais (xD) vou finalizar agora com a Regra de Ouro do RPG, a mais importante de todas. Antes de tudo e qualquer coisa, o RPG é um jogo. O RPG é APENAS um jogo. Como tal, o que deve contar mesmo é a diversão. Em prol disso, o mestre possui sempre o poder de alterar ou ignorar alguma regra qualquer do sistema se isso for ajudar e tornar mais interessante a aventura.

Gostaria também de fazer mais um adendo: RPG também não é democracia. O mestre (ou seja, eu) é quem toma as decisões finais. Os jogadores decidem como seus personagens reagem no jogo, mas é o narrador com ajuda das regras que decide se os personagens tiveram sucesso em suas ações, e em que medida. Em ultima analise, o narrador é a autoridade final dos eventos que ocorrem no jogo, doa a quem doer. Mas não se preocupem porque eu não sou uma psicopata nazista ansiosa por torturar e matar seus personagens das formas mais macabras possíveis... hmm esse discurso até que me deu umas idéias interessantes... MWAHAHA /mal

Bem gente, o resto é mais complexo e é muita coisa pra eu me lembrar e listar aqui assim na lata. Eu realmente gostaria que todos baixassem o pdf que vou disponibilizar e dessem uma olhada lá. Dúvidas e perguntas podem deixar por aqui sem problema, claro.

Quanto a nossa aventura, ainda não decidi qual será o cenário, mas aqui segue um link do guia dos jogadores de D&d 3.5 em português. Ele contem todas as informações básicas, tudo bem detalhadozinho e explicadinho. Claro que é muita coisa, mas n quero que vcs decorem tudo... quero apenas que tentem dar uma entendida no básico. Poderemos sempre usar os livros como fonte de consulta durante o jogo até porque nem eu sei essas coisas todas decoradas tb hahaha (e nem pretendo decorar :3 )

LINK: http://www.4shared.com/file/61634837/94231904/Livro_do_Jogador_35.html?dirPwdVerified=93edc5eb

Depois posto mais informações importantes quando for me lembrando.
=***


Última edição por Luthien~ em Qua Dez 22, 2010 7:23 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : esqueci de colar o link do pdf~ heheh)

Luthien~

Mensagens : 101
Data de inscrição : 05/12/2010
Localização : Recife, Doriath

http://www.lastfm.com/user/lillith_

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos